Blog Google Varejo
Dicas e sugestões para aumentar suas vendas.
A primeira entrevista do Blog: Hitwise (parte 1/5)
segunda-feira, 28 de março de 2011
Hoje estamos estreando uma nova série de posts em que vamos entrevistar profissionais de diferentes empresas para um bate-bola sobre o mercado de Internet e e-commerce. O primeiro entrevistado é o publicitário Wladimir Chagas, Gerente de Produtos do Hitwise, um serviço da Serasa Experian.
Vocês já devem ter visto aqui no Blog vários posts com análises que nós fazemos usando os dados do Hitwise. Para quem não conhece, ele é o principal serviço de inteligência global online e medição de Internet, com a maior amostra de usuários - 25 milhões em todo o mundo, incluindo 500 mil no Brasil.
A entrevista será publicada ao longo desta semana em cinco posts e tratará de diversos temas. Esperamos que vocês gostem e aproveitem!
Felipe Ozorio, Analista Sênior de Varejo do Google Brasil
Blog Google Varejo:
O Hitwise lançou recentemente o serviço de medição geográfica de acesso à Internet. Como é a representatividade de acesso das regiões e estados brasileiros? Quais têm apresentado maior crescimento em acessos?
Wladimir Chagas:
Em dezembro do ano passado, a Serasa Experian lançou a ferramenta de Geographic dentro do Hitwise para o mercado brasileiro. Para explicar em linhas gerais como ela funciona, agora é possível usar o Hitwise para fazer rankings de sites em um estado específico – ao invés de simplesmente olhar o país inteiro. Além disso, essa ferramenta permite identificar a origem geográfica das visitas a um determinado site – por exemplo, medir as visitas regionais a um site concorrente ao seu ou de um site que você queira usar como benchmark. Isso significa que agora os níveis das medições vão desde uma visão nacional até regional e estadual.
Com isso em mãos, analisamos a amostra de 500 mil pessoas do Hitwise no Brasil e uma das coisas que descobrimos foi que, embora o Sudeste continue liderando o ranking de visitas na internet no país (61,11% do share nacional), a região que mais ganhou espaço do final do primeiro semestre de 2010 para o final do segundo semestre de 2010 foi a Nordeste, que registrou um crescimento de 7,53%, chegando a 13% do share nacional.
Na verdade, alguns dos estados que mais ganharam relevância no país de um período para o outro estão concentrados na região Nordeste. É o caso do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, que cresceram 10,10%, 9,14% e 8,39% cada um. Todos os outros Estados da região também apresentaram algum grau de crescimento: Bahia (7,71%), Ceará (7,19%), Sergipe (7,07%), Alagoas (2,94%), Maranhão (1,81%) e Piauí (0,40%). A Bahia é o Estado nordestino com maior market share de visitas à internet no país (4,43%).
Uma análise dos 50 primeiros sites mais populares no Estado, que sozinhos representam 55,84% de todas as visitas na Bahia, revela que as categorias que mais se destacaram são: Ferramentas de Busca (40%), Redes Sociais (24,75%), Sites de E-mail (10,69%), Portais (7,91%), Vídeo e Multimídia (4,79%) e Esportes (1,92%).
No Sudeste, região que recuou 0,73% no período, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo se destacaram com crescimentos importantes de 9,34% e 5,66% respectivamente. Já São Paulo e Minas Gerais caíram: 3,94% e 2,20% cada um, mas continuam entre os mais relevantes em market share de visitas à internet.
A região Centro-Oeste caiu 2,09% em representatividade e possui agora 7,48% do share de visitas nacional. Goiás perdeu 5,44%, Mato Grosso 1,87% e Mato Grosso do Sul 0,06%.
O Sul também perdeu em representatividade e recuou 1,88%, atingindo 15,7% do bolo nacional. Isso ocorreu porque, embora Santa Catarina tenha avançado 3,64%, Rio Grande do Sul e Paraná caíram 0,78% e 5,71% respectivamente.
Apesar da região Norte não ter apresentado variações, continuando com 2,71% o Estado que mais cresceu em todo o Brasil em representatividade foi justamente o Amapá, com 12,13% de acréscimo no período. O Pará foi o outro Estado da região que apresentou crescimento, com 2,82% de avanço. Os demais Estados perderam representatividade: Roraima (-11,48%), Acre (-10,23%), Amazonas (-2,13%), Tocantins (-0,86%) e Rondônia (-0,55%).
O Distrito Federal registrou crescimento tímido de apenas 0,78%, chegando a 2,97% do share de visitas à internet no Brasil.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Etiquetas
AdWords
AdWords - Busca
Adwords - Rede de Display
AdWords – Busca
Adwords Editor
Adwords para Vídeo
amigo secreto
Aniversário do Blog
ao vivo
benchmark
Black Friday
black out
black out walmart
blackfriday2015
branding
brinquedos
buscas
buscas dia dos pais
buscas na copa
Campanhas Avançadas
case
celular
compras online
Concurso cultural
consumidor
copa
copa 2014
copa no brasil
Dados de Mercado
Datas Sazonais
dia das crianças
dia das mães
dia dos namorados
dia dos pais
e-book
Estudo de Caso
eventos
Extensões de Anúncio
feed
feed de dados
Ferramentas do AdWords
fim de ano
Funis de Pesquisa
games
Google Analytics
google merchant center
Google Retail - BR Blog
Google Shopping
Google+
hangout
horario eleitoral
Índice de Qualidade
julho
julho 2014
junho
junho 2014
Lançamentos/Novidades
liquidação
liquidação fantástica
Lojas Físicas
magazine luiza
masthead
merchant center
Mobile
mobileday
Modelo de Atribuição
multitelas
Natal
NRF
NRF 2015
Offline
oportunidade
oportunidades na copa
Orkut
otimização
palavras-chave
pla
Portuguese
Produtos
produtos infantis
Remarketing
search
shop.org
Sitelinks
Social
think 2014
think retail
think retail 2014
Think with Google
TI
Treinamentos
trueview
Varejo
walmart
Webinars
you tube
Youtube
Arquivo do blog
2015
dez.
set.
jul.
jun.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
abr.
jan.
2013
dez.
nov.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
Feed
Follow @ googlevarejo
Produtos do Google
Ferramenta de Palavras-chave
Google Insights for Search
Search AdWords Help Center
Adwords
Google Analytics
Tutoriais em Vídeos
Formas de Pagamento no AdWords
Aprenda o que são as palavras-chave negativas
Dicas de otmização dos especialistas
Dicas para um anúncio eficiente
Outros recursos
Suporte AdWords
Nenhum comentário :
Postar um comentário