Os dias de medir as vendas somente no último clique estão contados. Black Friday é um bom exemplo!

Falamos há tempos sobre a importância da mensuração do impacto das mídias digitais de maneira direta e  indireta nas vendas dos varejistas. Cada vez mais o ciclo de compra e o funil de decisão do comprador ficam mais complexos, sendo impactados pelas múltiplas telas móveis ou fixas que permeiam sua vida.

A mensuração da performance apenas no último clique tende a desaparecer. Para a Black Friday, dezenas de varejistas planejaram suas campanhas com antecedência para que pudessem estar na “boca do povo” no dia 23/11, com suas ofertas. O preparo das campanhas começou uma semana antes, com trabalhos fortes de conscientização sobre a data, retenção de dados de potenciais consumidores e muito teaser das ofertas. Tudo para incentivar bons resultados de vendas na data.

Em casos como esse, quando temos o que chamamos de efeito “caldeirão” para coleta de dados e conscientização no pré venda, todos os cliques devem ser contados e atribuídos à venda final. Para que isso seja possível, há vários modelos de atribuição que podem ser adotados. O Google Analytics, por exemplo, oferece modelos com implementação simples e direta.

Atribuindo o devido valor a todos os cliques recebidos durante o ciclo de compra, a contabilização dos resultados fica muito mais apurada e os investimentos em marketing muito mais controlados e estruturados.

Agora que faltam poucas semanas para o Natal é momento de pensar nisso novamente. Os brasileiros já estão consultando, pesquisando e comparando para o momento das compras dos presentes de Natal. Toda campanha sazonal que estiver no ar deve ser mensurada, pois sabemos que o pico das conversões de vendas começa na semana de 10/12. Os varejistas que não estiverem com campanhas ativas desde já não serão considerados no momento da compra.

Os varejistas estão apenas começando a entender a importância dos modelos de atribuição, mas temos certeza de que com as ferramentas existentes isso vai se tornar rotina no planejamento de campanha de cada um, e os dias da contabilização de vendas no último clique estarão contados.

Claudia Sciama, Diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil